Eficiência energética: o que é e qual a sua importância?

Eficiência energética: o que é e qual a sua importância?

O conceito de eficiência energética vem sendo muito estudado e discutido dentro do mundo industrial, principalmente entre as empresas que desejam inovar em seu método de trabalho, a fim de se tornarem “amigas” do meio ambiente.

Mas, para que seja possível aplicar este conceito em sua empresa, é necessário ter um bom planejamento e traçar os objetivos do método de trabalho de todos os seus colaboradores.

Continue lendo a seguir e entenda mais sobre o que é a eficiência energética, para compreender também a importância de colocar este conceito em prática.

O que é eficiência energética?

A eficiência energética dentro do setor industrial, diz respeito a realização de todo o trabalho utilizando menos recursos naturais, mas, ainda assim, mantendo toda a qualidade dos produtos, e gerando conforto para os seus colaboradores.

Quando falamos sobre energia ou sobre a eficiência energética, é preciso compreender quais são as formas de gerar mais quantidade de material, utilizando um menor número de recursos naturais.

Dessa forma, o meio ambiente não se torna alvo de extrações demasiadas e os produtos finais das indústrias podem ser desenvolvidos a partir de uma maneira alternativa.

Mas, além do meio industrial, a eficiência energética também pode ser colocada em prática no dia a dia das pessoas, através da utilização de equipamentos considerados mais eficientes, que necessitam de menos recursos naturais para desempenhar a sua função.

Um exemplo disso, é a substituição da lâmpada incandescente para as lâmpadas de LED em nosso lar e, dessa forma, é possível promover um ato de eficiência energética, consumindo menos e poupando os gastos.

Qual a importância da eficiência energética?

Como vimos, a eficiência energética é um meio de poupar o uso indevido e exagerado dos recursos naturais e, consequentemente, também economizar no setor financeiro.

Este é um conceito utilizado não só pelas indústrias, mas que também vem se expandindo, através de campanhas de conscientização e de novas oportunidades oferecidas para a população.

E, para que isto seja possível, foi desenvolvido o PBE – Programa Brasileiro de Etiquetagem, onde as pessoas podem escolher o melhor e mais eficiente equipamento eletrodoméstico, de acordo com as normas do Inmetro.

Dessa forma, as empresas se sentem ainda mais motivadas a utilizar a eficiência energética em seu sistema de produção, para que suas vendas no mercado sejam ainda melhores.

Estes selos representam para os consumidores uma maneira viável de escolher quais são os aparelhos domésticos que são capazes de representar um grande nível de eficiência energética e, escolher os eletrodomésticos que possuem este selo pode trazer economia, menor impacto no meio ambiente e diminuição do seu consumo de energia elétrica.

Dicas para conciliar o uso consciente com a eficiência energética

O uso de equipamentos que contam com a produção baseada na eficiência energética pode ser algo muito positivo. Mas, para economizar e ainda fazer sua parte para contribuir para a conservação do meio ambiente, é preciso seguir algumas dicas em seu dia a dia, como:

  • Busque aproveitar a luz natural de sua casa e evite deixar lâmpadas acesas;
  • Economize água e tome banhos mais rápidos;
  • Feche a torneira ao escovar os dentes e ligue apenas quando necessário;
  • Abra a porta da geladeira apenas no momento de pegar algum alimento;
  • Opte por equipamentos que tenham o selo de garantia de eficiência energética;
  • Use o chuveiro elétrico corretamente e siga as estações do ano, de acordo com as suas funções;
  • Sempre desligue a televisão e o computador após o uso, para evitar o uso de energia de forma indevida.

Além disso, adotar a eficiência energética em seu dia a dia e na rotina de uma empresa significa poupar ainda mais os gastos, reutilizando e reduzindo a forma com que os recursos naturais são empregados.

Por isso, escolha sempre uma empresa consciente para comprar os seus equipamentos eletrônicos e, dessa forma, será possível atuar de maneira responsável.

Conheça a Eletrothermo e veja como esta é uma empresa que entende o significado de eficiência energética de maneira completa, incluindo isto em todas as suas produções, para garantir que o meio industrial conte com estudos tecnológicos em seus produtos, oferecendo conforto para os colaboradores e poupando os recursos naturais.

Conte com a Eletrothermo para desenvolver a sua eficiência energética

Para conseguir alcançar ainda mais eficiência energética e comprar produtos que sejam amigos do meio ambiente, é preciso buscar por uma empresa que apoie e saiba a importância desta causa.

E é por isso que nós, da Eletrothermo, temos trabalhado cada vez mais para oferecer sempre o melhor para nossos clientes, buscando e estudando meios tecnológicos que poupam os recursos naturais, e aproveitando as formas de utilizar energia de maneira consciente.

Os materiais utilizados em nossa produção são os mais modernos, e sempre pensamos em meios de utilizar a energia natural.

Gostou de nosso conteúdo de hoje? Então continue de olho para nosso próximo #NewsEletrothermo, e compartilhe em suas redes sociais.

chamar no WhatsApp
chamar no WhatsApp
Comercial Eletrothermo www.eletrothermo.com.br Online
Fale com a gente pelo WhatsApp
×