Entenda o que é a Indústria do Hidrogênio Verde

Entenda o que é a Indústria do Hidrogênio Verde

Imagem de Eletrothermo

A Indústria do Hidrogênio Verde é uma iniciativa que tem como objetivo aumentar a produção de hidrogênio a partir de fontes renováveis, como a energia solar e eólica.

A ideia é que, com o crescimento da demanda por hidrogênio, seja possível diminuir o impacto ambiental causado pelas atuais fontes de energia, como os combustíveis fósseis.

Essa medida está em desenvolvimento há alguns anos e já conta com o apoio de grandes empresas e instituições. No entanto, ainda há muito a ser feito para que ela se torne uma realidade.

Neste artigo, vamos entender melhor o que é a Indústria do Hidrogênio Verde e quais são os principais desafios para sua implementação. Aproveite sua leitura!

Em que consiste a Indústria do Hidrogênio Verde?

O hidrogênio é um elemento de grande abundância no ambiente, porém, só é obtido através de matérias-primas que o contenham, como água, biomassa ou combustíveis fósseis.

Por ser considerada uma fonte de energia limpa e renovável, pode ser usado para substituir os combustíveis fósseis nas indústrias.

No entanto, atualmente, a maior parte do hidrogênio é produzido a partir de fontes não renováveis, como o gás natural e o petróleo. Isso significa que a sua utilização contribui para o aquecimento global.

A Indústria do Hidrogênio Verde consiste na geração de hidrogênio por eletrólise da água, utilizando uma corrente elétrica para quebrar a molécula de água e separar o oxigênio do hidrogênio.

O processo para essa eletrólise é totalmente sustentável, ou seja, a fonte de energia utilizada para gerar a corrente elétrica é proveniente de energia solar ou eólica, o que denomina o produto como verde.

A Indústria do Hidrogênio Verde surge em um momento em que o mundo enfrenta um desafio cada vez maior: a necessidade de reduzir as emissões de gases de efeito estufa para evitar os danos causados pelo aquecimento global.

A produção do hidrogênio verde visa mudar justamente isso, produzindo hidrogênio usando apenas fontes renováveis.

A ideia é que, com o crescimento da demanda por hidrogênio, seja possível reduzir o custo da tecnologia e torná-la mais acessível para o mercado.

Quais as vantagens do hidrogênio verde?

O hidrogênio verde é uma fonte de energia limpa e renovável, possuindo um papel fundamental para o processo de transição energética e para a redução da emissão de carbono, principal responsável pelas mudanças climáticas.

Esse tipo de energia apresenta diversas vantagens, especialmente para as ações de sustentabilidade:

  • É uma energia limpa, tendo como resíduo somente a água;
  • 100% renovável, utilizando recursos naturais inesgotáveis para ser gerado;
  • Pode ser armazenado em tanques por longo tempo;
  • É um elemento leve e fácil de ser transportado, permitindo fácil manuseio dos tanques;

As aplicações do hidrogênio verde

Uma das principais aplicações do hidrogênio verde é ser utilizado como uma solução ao carbono.

Conforme estudo da Confederação Nacional da Indústria (CNI), espera-se aplicar o hidrogênio verde em indústrias voltadas para o refino de petróleo, fabricação de fertilizantes, siderúrgicas, metalúrgicas e indústrias de cerâmica, vidro e cimento, que hoje apresentam alto consumo de hidrogênio cinza, grande emissor de CO₂ na atmosfera.

Além do uso na indústria, o hidrogênio verde também pode ser utilizado como combustível para veículos de passeio e carga, bem como transporte marítimo, contribuindo para a diminuição da emissão de CO₂.

Os desafios da Indústria do Hidrogênio Verde

Um dos principais desafios da Indústria do Hidrogênio Verde é referente a sua produção.

O processo de eletrólise, atualmente, é responsável pela produção de somente 5% de hidrogênio verde em todo o mundo.

A maior parte do hidrogênio produzido ainda é pela utilização de combustíveis fósseis como gás natural e carvão, representando 90% da produção mundial.

A maioria dos países ainda não utiliza fontes renováveis para a produção desse elemento de forma limpa.

Por ter um custo relativamente alto, especialmente no transporte e armazenamento, poucos são os países que investem nesse processo.

O ideal é que haja maiores investimentos para favorecer as tecnologias de produção, transporte e armazenamento, para tornar viável e competitivo o uso do hidrogênio verde.

A perspectiva da Indústria do Hidrogênio Verde

Apesar dos desafios da Indústria do Hidrogênio Verde, algumas oportunidades vêm surgindo para impulsionar esse mercado.

Uma delas é a redução de preço para os sistemas de geração de energias renováveis, o que facilita o acesso a fontes mais limpas.

O custo da energia solar atualmente é 10 vezes menor do que na última década. O mesmo acontece com a energia eólica. Essas oportunidades são essenciais para facilitar a implantação de processos de eletrólise com maior economia.

Conforme relatório emitido pela BloombergNEF (BNEF), algumas políticas de apoio ao desenvolvimento de hidrogênio verde podem garantir um aumento da produção de até 700 milhões de toneladas em 2050.

Isso significa que, mesmo com a previsão do custo de US$ 300 bilhões em pesquisa e infraestrutura do hidrogênio verde para a próxima década, essa também é uma grande oportunidade para o mercado e também para a sustentabilidade.

Com a preocupação com as mudanças climáticas e o foco na redução drástica da emissão de CO₂, o hidrogênio verde representa uma grande oportunidade para garantir uma matriz energética mais limpa com o mínimo de impacto ambiental.

Agora que você já sabe sobre a Indústria do Hidrogênio Verde, venha conhecer as soluções da Eletrothermo que vão contribuir ainda mais para a eficiência energética da sua empresa.

Esse conteúdo foi interessante para você? Deixe o que achou nos comentários, compartilhe em suas redes sociais e continue acompanhando nosso blog para mais novidades.

Até a próxima!

chamar no WhatsApp
chamar no WhatsApp
Comercial Eletrothermo www.eletrothermo.com.br Online
Fale com a gente pelo WhatsApp
×