Matriz energética: o que é e quais são as principais do Brasil?

Matriz energética: o que é e quais são as principais do Brasil?

Matriz energética é o conjunto de fontes de energia que um país disponibiliza para captar, distribuir e utilizar energia elétrica. A base dessa matriz pode ser em fontes de energia renováveis ou não renováveis, isso dependerá da disponibilidade de recursos e da economia do país.

Continue a leitura e saiba mais sobre o que é matriz energética e quais são as principais utilizadas no Brasil

Boa leitura! 

O que é matriz energética? 

A partir dos anos 40, o consumo de energia aumentou muito em todo o mundo.
Esse fenômeno foi causado pelo crescimento da população, da industrialização e do uso de eletrodomésticos. Além disso, os veículos criaram uma demanda energética enorme e cada país precisou se adaptar de acordo com os recursos disponíveis.
Devido aos custos e disponibilidade, os combustíveis não renováveis são as fontes de energia mais utilizadas até hoje. 

Então, podemos definir que matriz energética é o conjunto de fontes de energia disponíveis em um país para suprir as demandas de energia. Através dessas fontes é possível captar e distribuir energia para os setores comerciais, industriais e residenciais. 

Assim sendo, matriz energética representa a quantidade de energia disponível e a origem dessa energia, se é de fonte renovável ou não.
Quando falamos na matriz energética mundial, ela é constituída, na maioria das vezes, por fontes de energia não renováveis. Os combustíveis fósseis – carvão mineral, petróleo e gás natural, ainda compõem grande parte da energia utilizada em todo o mundo. 

Matriz energética x matriz elétrica 

Mas afinal, qual a diferença entre matriz elétrica e matriz energética?
A matriz elétrica pode ser definida como um conjunto mais restrito de fontes de energia, nesse caso engloba apenas as fontes de energia que são responsáveis pela geração de energia elétrica, a eletricidade.
Como exemplos, podemos citar como matrizes elétricas: a hidrelétrica, eólica, solar e biomassa. 

Já a matriz energética, como citamos no tópico anterior, é o conjunto de fontes de energia disponíveis para movimentar carros, preparar comida no fogão e gerar eletricidade. 

Assim sendo, podemos considerar que a matriz elétrica é parte da matriz energética

Imagem de Eletrothermo

 

Que tal conhecer a matriz energética brasileira? 

Você sabia que quase metade da energia brasileira é gerada através de fontes renováveis?
De acordo com o Ministério de Minas e Energia, a maior parte dessa energia é produzida em usinas hidrelétricas.
Mas nos últimos anos a energia eólica, solar e biomassa estão ganhando destaque, e isso contribui para uma fonte de energia cada vez mais limpa. 

“A matriz brasileira é uma das mais renováveis do mundo com uma proporção de 48%, indicador mais de três vezes superior ao mundial”, ressaltou o diretor do Departamento de Informações e Estudos Energéticos do Ministério de Minas e Energia (MME), André Osório. 

Apesar de quase metade da matriz energética brasileira ser renovável, a outra metade ainda é representada pelo uso de fontes não renováveis. 

Conheça as 5 principais matrizes energéticas do Brasil 

É muito importante que o Brasil invista em matrizes renováveis em solo nacional, com isso não ficamos dependentes de importações e nem expostos a crises mundiais. Além disso, esse tipo de investimento contribui com o meio ambiente.
Confira as principais matrizes brasileiras! 

Energia Hidráulica

Aproximadamente 75% da energia elétrica que é produzida no Brasil é proveniente das hidrelétricas, isso representa aproximadamente 42% da matriz energética brasileira.
Portanto, essa é a fonte renovável mais utilizada no país

Combustíveis fósseis

Aproximadamente 40% da matriz energética brasileira é formada por combustíveis fósseis, como o petróleo e o carvão mineral.
O Brasil ainda é dependente desses combustíveis para a geração de gasolina e óleo diesel. 

Biomassa

A biomassa é toda matéria orgânica, de origem animal ou vegetal, utilizada na produção de energia.
Essa é uma fonte que representa aproximadamente 8% da matriz energética brasileira.
O etanol é um biocombustível produzido através da biomassa, se tornando uma alternativa para o uso da gasolina, com isso diminuindo a emissão de toneladas de gás carbônico na atmosfera. 

Energia eólica

Essa fonte de energia representa aproximadamente 8,5% da matriz energética do Brasil.
Você sabia que o Brasil é um dos países da América Latina com maior potencial de produzir esse tipo de energia? E o nordeste brasileiro é uma região com grande potencial para a produção da energia por meio dos ventos. 

Energia solar

A energia solar é uma das fontes mais promissoras que existem no Brasil, mas ainda representa bem pouco na matriz brasileira, aproximadamente 2%.
Além das características que o país tem e que favorecem essa fonte de energia, nos últimos anos, o governo criou medidas para aumentar o uso e adesão desse tipo de fonte renovável de energia. 

Você pode complementar a leitura com o texto: Fontes de energia renováveis – tudo o que você precisa saber! 

Segundo o Ministério de Minas e Energia, questões econômicas e operacionais impossibilitam a difusão do uso de fontes renováveis de energia. É preciso investimento tecnológico para que seja possível o uso dessas fontes alternativas e para que a energia gerada chegue até a maior parte da população, mas sem altos custos. 

Vantagens e desvantagens da matriz energética brasileira 

As formas como é produzida energia no Brasil apresenta vantagens e desvantagens, conforme podemos ver a seguir: 

Desvantagens 

  • Os combustíveis fósseis ainda são as fontes de energia mais utilizadas no Brasil.

  • A energia eólica só pode ser produzida em regiões com bastante vento, assim como a solar só pode ser produzida em regiões com muita insolação e no período diurno. Com isso, essas fontes de energia só podem ser produzidas em determinadas épocas do ano.

  • Os investimentos tecnológicos em fontes de energia renováveis ainda são bem baixos, tornando o uso inviável.

  • Dentre as fontes de energia renováveis, a hidráulica é a mais utilizada no Brasil, mas ela apresenta algumas desvantagens como, impactos no meio ambiente, usinas hidrelétricas modificam o ambiente, altera o ciclo hidrológico e biológico. Além disso, interferem na vida das pessoas que habitam nas regiões próximas.

Vantagens

Apesar das desvantagens oferecidas pela matriz energética brasileira, ainda podemos destacar algumas vantagens, mostrando que é vantajoso o investimento em fontes renováveis de energia. 

  • A matriz energética brasileira é uma das mais renováveis do mundo.

  • O uso das fontes renováveis de energia evita que o Brasil esteja entre as nações que mais emitem gases de efeito estufa.

  • As fontes renováveis diminuem a dependência do Brasil em relação ao uso dos combustíveis fósseis.

Podemos dizer que a matriz energética do Brasil está bem avançada em termos de ser cada vez mais renovável. Como o país possui ampla extensão continental, é possível que cada região invista na melhor fonte de energia para aquele local. 

Se nos próximos anos aumentarem os investimentos em fontes renováveis, no futuro, o Brasil poderá se tornar um país com matrizes energéticas dominantemente limpas e renováveis

Além disso, essa é uma alternativa fundamental para evitar as crises de energia que o Brasil tem enfrentado nos últimos anos com os períodos de seca. 

Você sabia que? 

Estamos no mercado há 33 anos oferecendo soluções inovadoras em aquecimento industrial, com pioneirismo no campo da radiação infravermelha. 

Com constantes investimentos em tecnologia e pesquisas, cumprimos a nossa missão, que é desenvolver, fabricar e comercializar as melhores soluções em aquecimento industrial. 

Acompanhamos as tendências mundiais de economia, eficiência e reaproveitamento energético, e oferecemos aos nossos clientes suporte dinâmico e atualizado no campo eletrotérmico. 

#DicaEletrothermo 

Todas as nossas soluções são fabricadas, com matérias-primas de qualidade, proporcionando o menor consumo de energia elétrica. 

Além disso, através do nosso departamento técnico qualificado indicamos aos nossos clientes a solução mais eficiente para cada necessidade de aquecimento. 

Se você está em busca soluções personalizadas em aquecimento industrial, de qualidade e que garanta a eficiência de suas aplicações, nós temos a solução!
Aqui você encontra tecnologia e qualidade em aquecimento industrial. 

Gostou do nosso texto e tem dúvidas de como nós podemos ajudar a sua empresa na economia de energia?
Entre em contato com a nossa equipe. 

E continue nos acompanhando para mais conteúdo como este! 

Até a próxima! 

chamar no WhatsApp
chamar no WhatsApp
Comercial Eletrothermo www.eletrothermo.com.br Online
Fale com a gente pelo WhatsApp
×