Como as bandeiras tarifárias estão afetando a indústria?

Como as bandeiras tarifárias estão afetando a indústria?

Como as bandeiras tarifárias estão afetando a indústria?

O que são bandeiras tarifárias?

Sinaliza o custo real da geração no momento do consumo da energia. Assim, com elas, as contas de luz são mais fáceis de entender e de economizar. Desta forma, as taxas da eletricidade incluem os gastos de:

  • Geração;
  • Transmissão;
  • Distribuição.

Toda vez que precisa de um reajuste das distribuidoras, a Aneel faz uma previsão das despesas. Por exemplo, durante a falta de água, as termelétricas são usadas para trazer mais força, então os valores são maiores.

No vídeo abaixo, você confere a explicação sobre o que são e como funciona o cálculo de bandeiras tarifárias.

https://www.youtube.com/watch?v=w1rS7_tGSvM

Quando foi criado?

As bandeiras tarifárias surgiram no ano de 2015, se apresentam em três modos e decidem se vai ter mais custos ou não.

Caso não existisse, portanto, esses preços iriam ser acrescentados em tarifas no próximo ano. Dessa forma, seriam todas corrigidas pela inflação mais tarde.

Esse método conseguiu economizar em torno de 4 bilhões de reais aos consumidores. Porque, evitam que apareça juros sobre os custos da geração aos usuários. Ou seja, os cálculos são feitos todos os meses para não causar os acréscimos no próximo ano.

Bandeiras tarifárias e o problema com as indústrias

Muitos locais têm passado grandes dificuldades graças aos aumentos nas contas de luz. Então, o problema se reflete em diversos setores da economia ao longo do tempo. Por exemplo, alguns locais tiveram que repassar os gastos aos consumidores:

  • Bares;
  • Restaurantes;
  • Hotéis.

Os fornecedores tiveram um grande impacto com a bandeira da escassez hídrica. Assim, alimentos e matérias-primas subiram seus valores por conta do aumento de custo geral. Portanto, vários empresários precisam fazer negociações e rever alguns processos.

Custo das lojas

Houve um levantamento da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Com isso, ela mostra como o peso das contas de luz muda para vários setores. Em caso de lugares que vendem roupas, 8% dos custos têm a ver com energia.

Em supermercados, aumenta para em torno de 10% e em locais com atrações culturais, 12%. Sobretudo, restaurantes ficam com 15%, hotéis em 21% e lavanderias, chega a 23%. Como resultados, muitos locais não conseguem arcar por muitos meses e precisam fechar.

Imagem de Eletrothermo

Foto: As indústrias também estão sofrendo aumentos por causa das bandeiras tarifárias.

Locais que se afetam com as bandeiras tarifárias

Uma parte das indústrias que precisam de máquinas para funcionar, sentem o peso também. Principalmente, pelo fato de que o aumento nos valores impacta na concorrência. Dessa forma, alguns dos setores que podem vir a sentir o problema são:

  • Eletrointensivos;
  • Siderurgia;
  • Metalurgia;
  • Panificação.

Todos esses lugares têm feito um grande esforço para resistir há um tempo. Além disso, tiveram mais buscas por eficiência energética, bem como, processos produtivos. Entre eles, os termos envolvem gás, energia e produção em horários de pico.

Alguma empresa não está sendo afetada?

É um fato que a escassez hídrica tende a piorar, graças ao tempo cada vez mais seco. Por isso, é bem difícil dizer um setor que não está tendo problemas. Ainda mais quando se trata da produção e competição com os outros.

Dá para dizer que todos os brasileiros estão sofrendo com os altos custos nas contas. Assim, falta diversificação na matriz energética, porque a energia eólica e solar valem apenas 14%  da geração. Mas, muitos estão fazendo o possível para aproveitar o Sol.

Problema para pequenas empresas

O aumento no valor das bandeiras tarifárias fez a diferença para os negócios menores. A princípio, quando começou, se um ambiente pagava mil reais, aumentou para R$ 1.132. Com isso, mostra que subiu em torno de 13,2% do total, graças ao problema.

No Brasil há uma divisão entre dois grupos, residências e pequenas empresas estão no B. As tarifas das pessoas chegam com números decididos pela agência reguladora. Sobretudo, no grupo A, estão os maiores e que podem negociar quem fornece a energia.

Calendário de 2022 das bandeiras tarifárias

A Aneel divulgou as previsões do acionamento para o ano de 2022, em janeiro. Dessa forma, a primeira foi para o mês de fevereiro, válida para os consumidores de TSEE. Além disso, continua para o resto dos brasileiros as seguintes condições:

  • Permanece até abril a bandeira de escassez hídrica;
  • Valor de R$ 14,20 a cada 100 kWh/hora.

Todas as datas em que vão ser vistas as necessidades de ajustes, são para os fins dos meses. Sobretudo, tem as pessoas com direito a desconto na conta de luz. Ou seja, para as famílias que têm renda baixa, a bandeira segue sendo a verde.

Confira mais no vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=_SEKRi-mTfc

O que fazer?

De todas, a melhor maneira para diminuir os problemas com as bandeiras tarifárias é economizar. Mesmo que seja água ou luz, é preciso ter foco no bem-estar de todos e no futuro. Por exemplo, chuveiros elétricos e ar-condicionado fazem a diferença mais tarde.

Já faz um tempo desde que começou a crise hídrica e precisa de controle. Dessa forma, o Brasil já enfrentou quatro aumentos no ano de 2021, por causa dos efeitos. Assim, continua sem grandes previsões para que tudo melhore, sem a ajuda de todos.

Na hora de economizar, nós podemos te ajudar!

A Eletrothermo está no mercado há mais de 30 anos oferecendo soluções que são fabricadas com matérias-primas de qualidade, proporcionando o menor consumo de energia elétrica.

Além disso, através do nosso departamento técnico qualificado indicamos aos nossos clientes a solução mais eficiente para cada necessidade de aquecimento.

Aqui você encontra tecnologia e qualidade em aquecimento industrial.

Gostou do nosso texto e tem dúvidas de como nós podemos ajudar a sua empresa na economia de energia?

Entre em contato com a nossa equipe.

E continue nos acompanhando para mais conteúdo como este! 

Até a próxima!

chamar no WhatsApp
chamar no WhatsApp
Comercial Eletrothermo www.eletrothermo.com.br Online
Fale com a gente pelo WhatsApp
×