Dicas para economizar energia elétrica no uso de máquinas industriais

Dicas para economizar energia elétrica no uso de máquinas industriais

A energia elétrica é um recurso natural utilizado em grandes níveis na indústria e outras áreas, por isso seu uso consciente e com as melhores tecnologias e estratégias é o mais indicado.

Com o aumento da demanda global por este recurso, as empresas estão buscando maneiras de economizar energia elétrica sem que isso atrapalhe no uso de máquinas industriais, que são os grandes vetores da indústria.

Neste artigo, daremos algumas dicas para ajudar as empresas a economizarem energia elétrica de forma possível, sem que o dia a dia industrial seja prejudicado.

Desejamos a você uma excelente leitura!

Como reduzir o consumo de energia na indústria?

Existem diversas formas de gerar economia de energia elétrica em ambientes industriais. Continue sua leitura e veja algumas dicas que vão contribuir para a redução de energia elétrica no meio industrial.

Manutenção preventiva

A primeira dica para economizar energia elétrica na indústria é verificar se todos os equipamentos estão funcionando corretamente.

Uma manutenção preventiva pode evitar que grandes quantidades de energia sejam desperdiçadas. Isso porque durante esse processo é possível encontrar peças que precisam ser substituídas ou então pequenos defeitos em alguma parte do sistema da empresa. Com os devidos ajustes, a empresa não corre mais o risco de arcar com custo de energia inutilizada.

Para tanto, é preciso avaliar os equipamentos de forma periódica.

Treinamento dos colaboradores

Treinar a equipe para o uso correto dos equipamentos é uma medida essencial para evitar o desperdício de energia.

Uma ação simples como desligar a máquina após o uso garante grande economia de energia elétrica para a operação.

Isolamento térmico

Uma das maneiras de economizar energia elétrica no uso de máquinas industriais é investir em um bom isolamento térmico.

Isso significa que é necessário medidas para manter o calor dentro da máquina, reduzindo a quantidade de energia que é necessária para mantê-la funcionando.

Uma boa maneira de fazer isso é investir em um material isolante, a mais recomendada é a fibra cerâmica.

Manutenção preventiva nas instalações elétricas

Outra medida importante para economizar energia elétrica no uso de máquinas industriais é realizar manutenção preventiva nas instalações elétricas, não apenas nos equipamentos utilizados na linha de produção, como dissemos acima.

Se as instalações forem antigas ou ineficientes, isso pode significar que estão consumindo maior volume de energia do que o necessário.

Sempre que possível é importante realizar uma verificação e optar por sistema elétrico mais moderno e eficiente para ajudar a reduzir o consumo de energia elétrica na indústria.

Avaliação do consumo de energia da máquina

Também é importante analisar o consumo de energia de cada equipamento e identificar aqueles que consomem mais energia. Pode ser interessante para a operação investir na manutenção de equipamentos trabalhando com eficiência reduzida.

A alternativa mais prática, é realizar a troca periódica das resistências elétricas das máquinas industriais. Isso porque com o passar do tempo uma resistência perde sua eficiência energética tendendo a gerar um gasto muito maior de energia, o que acaba não apenas aumentando os custos, como também fazendo com que o equipamento trabalhe abaixo de sua capacidade.

Vantagens em utilizar essas estratégias para diminuir os gastos com energia elétrica

As máquinas industriais que trabalham com resistências de baixo consumo de energia elétrica são cada vez mais procuradas pelas empresas, pois oferecem diversos benefícios. Entre os principais estão a redução dos custos operacionais e a preservação do meio ambiente.

Resistências novas oferecem mais segurança e eficiência para as máquinas, o que significa que elas consomem menos energia para realizar as mesmas tarefas, do que quando utilizavam apenas resistências antigas.

Isso representa uma redução significativa nos custos operacionais das empresas, já que a conta de luz costuma ser uma das principais despesas.

Outra vantagem além do baixo consumo de energia elétrica é que essas alternativas e estratégias também proporcionam um investimento sustentável, pois ajudam a preservar o meio ambiente.

Como elas consomem menos energia, há uma redução na emissão de gases

Conte sempre com a Eletrothermo para ter o melhor em seu dia a dia de produção

Se você achou essas dicas interessantes e busca eficiência energética para sua indústria, venha conhecer as soluções da Eletrothermo voltadas para a economia de energia elétrica na indústria, especialmente nas operações que demandam aquecimento industrial.

Esse conteúdo foi interessante para você? Deixe o que achou nos comentários, compartilhe em suas redes sociais e continue acompanhando nosso blog para mais novidades.

Até a próxima!

chamar no WhatsApp
chamar no WhatsApp
Comercial Eletrothermo www.eletrothermo.com.br Online
Fale com a gente pelo WhatsApp
×