Fontes de energia renováveis – tudo o que você precisa saber!

Gostou? compartilhe!

Fontes de energia renováveis – tudo o que você precisa saber!
Clique na imagem para ampliar.

Para minimizar os problemas climáticos que o nosso planeta vem sofrendo ao longo dos anos, é importante promover as fontes de energia renováveis, que é a energia do futuro e do presente. Por exemplo, substituir os combustíveis fósseis por energia do sol, ou do vento, etc, pode ajudar a reverter o aquecimento global e suas consequências.

O post de hoje é para te convencer que as fontes de energia renováveis trazem benefícios para o meio ambiente, para a sociedade e também para a economia.

Boa leitura!

O que são fontes de energia renováveis?

Como o próprio nome sugere, fontes de energia renováveis, são recursos naturais considerados inesgotáveis, ou seja, são recursos que se regeneram ou se mantêm ativos permanentemente, e que são usados para a geração de energia.
Podemos considerar que as fontes renováveis são limpas, pois emitem menos gases de efeito estufa do que as fontes não renováveis, com isso, a energia renovável vem ganhando espaço no mercado nacional e internacional.

Existem várias fontes de energia que são consideradas renováveis, das quais podemos destacar: energia solar, eólica, hídrica ou hidroelétrica, biomassa, geotérmica, das ondas e das marés.

Energia solar

É uma fonte de energia inesgotável e potente, afinal uma grande quantidade de radiação é emitida sobre o planeta todos os dias.
Existem duas formas de aproveitar esse tipo de energia:

• Através de painéis fotovoltaicos, a luz do sol, é captada e transformada em energia elétrica.

• E a térmica que aquece a água e o ambiente.

Energia eólica

Para captar a energia dos ventos, são utilizados grandes cataventos, instalados onde a movimentação das massas de ar é intensa e constante. Os ventos giram as hélices, que movem as turbinas e acionam os geradores.
A limitação desse tipo de energia é a não constância dos ventos durante o ano, dificultando o armazenamento da energia produzida.

Energia hídrica ou hidroelétrica

Essa fonte de energia é produzida principalmente através de centrais hidroelétricas associadas a barragens (para deter a água) de grande ou média capacidade.

Energia da biomassa

A geração de energia é feita através da queima de materiais orgânicos, como bagaço da cana-de-açúcar, madeira, óleos vegetais, etc.

Energia geotérmica

É gerada a partir do calor interno da Terra. Em alguns momentos esse calor se intensifica em áreas próximas à superfície, e as altas temperaturas do subsolo são utilizadas para a produção de eletricidade. As usinas geotérmicas injetam água no solo (através de dutos). A água evapora e o vapor é conduzido pelos tubos até as turbinas, que se movimentam e geram eletricidade.

Energia das ondas e das marés

A energia gerada é através do aproveitamento das ondas e marés oceânicas. O processo de gerar energia através das marés é semelhante a hidrelétricas, onde é construída uma barragem para deter a água das marés nos períodos de cheias. Quando as marés diminuem, essa água é liberada girando as turbinas, que acionam os geradores. A outra forma de captar energia oceânica é através da movimentação das ondas em locais em que elas são mais intensas.

Vantagens em utilizar fontes de energia renováveis

A energia gerada a partir dos recursos naturais oferece diversas vantagens, pois agridem minimamente o meio ambiente, se comparada com a energia gerada de forma convencional.
Listamos algumas vantagens dessas fontes de energia:

• São energias limpas que não poluem o meio ambiente.

• As fontes para esse tipo de energia são inesgotáveis, como o sol, o vento, o movimento das ondas e marés ou o calor da Terra.

• Ajudam a reduzir a nossa dependência de combustíveis fósseis.

• Promove a transição ecológica, em direção a um modelo de energia mais sustentável para combater as mudanças climáticas.

• Não geram o CO2, tornando o ar que respiramos mais limpo.

• Ajudam na economia dos recursos naturais.

• As fontes de energia renováveis geram novos empregos, melhorando a economia.

• Reduz a conta de luz.

• Exclui nossa dependência da rede de eletricidade tradicional.

Inicialmente, o investimento em energia renovável é um pouco maior do que na energia tradicional, mas a economia gerada é constante e maior do que as outras fontes.
A energia renovável é a energia do futuro e do presente, oferecendo vantagens para o meio ambiente, para a sociedade e para a economia.

O que são fontes de energia não renováveis?

A energia não renovável é originada a partir de recursos que são finitos, ou seja, quanto mais usamos, menos teremos em “estoque”.
Entre as fontes de energia não renováveis podemos considerar os combustíveis fósseis, como o petróleo e o carvão mineral, o xisto, o gás natural e as fontes de energia nuclear (Urânio e o Tório).

Principais fontes de energia utilizadas no Brasil

Em primeiro lugar, podemos destacar a geração de energia a partir das usinas hidrelétricas que corresponde a mais de 64% de matriz energética nacional, e estima-se que apenas 35% do potencial das hidrelétricas esteja sendo utilizado.
As usinas hidrelétricas usam a força da água para produção de energia, para isso, são construídas barragens em rios com o objetivo de deter a água, formando um reservatório.

A água que fica detida, é captada e conduzida através de tubulações até um local chamado de casa de força, onde estão localizadas as turbinas e geradores, que transformam a pressão da água em movimento e esse movimento em energia elétrica.

Em segundo lugar destacamos a energia gerada através de usinas termoelétricas (27%), seguida da energia eólica, representando 7% da energia gerada no país. Em terceiro e quarto lugar, podemos destacar a energia gerada a partir das usinas nucleares (1%) e energia solar (0,1%), respectivamente.

Curiosidades sobre as bandeiras tarifárias da conta de luz

Como vimos, a principal fonte de energia elétrica no Brasil é a hídrica, mas que pode variar ao longo do ano, devido ao período mais seco, então é preciso outros tipos de usinas para gerar energia, quando as hidrelétricas não são suficientes. Para suprir essa demanda, a energia é gerada através de usinas termoelétricas (as que utilizam gás natural são as principais).
Mas gerar energia através de termoelétricas é mais caro, e isso impacta diretamente no valor final da conta de luz.
O aumento na sua conta é sinalizado com as bandeiras coloridas, conforme abaixo:

Bandeira Verde: as hidrelétricas estão operando normalmente e não há alteração no valor da conta.
Bandeira Amarela: as usinas térmicas estão ativadas, e a conta de luz sofre alterações no valor.
Bandeira Vermelha: as usinas térmicas estão ativadas e sob alta demanda, impactando diretamente no valor da conta.

Neste artigo falamos sobre as fontes de energia alternativas e quais são as fontes mais utilizadas no Brasil.
A principal diferença entre as fontes renováveis e não renováveis de energia é a limitação do uso: recursos renováveis são infinitos, já a energia não renovável utiliza recursos que tendem a acabar com o uso exagerado.

Você sabia?

Aqui na Eletrothermo todas as resistências e sistemas de aquecimento são fabricados com matéria-prima de qualidade, garantido menor consumo de energia elétrica.

Além de adquirir produtos de qualidade e de empresas confiáveis, é importante fazer a manutenção dos equipamentos, substituindo as resistências mais velhas por novas, assegurando melhor eficiência energética em suas atividades industriais.

Que tal repensar sobre o uso das fontes de energia? Se você se interessa por assuntos como este, reciclagem, aquecimento industrial, etc, continue acompanhando o nosso blog!

Até a próxima!

Quem viu Fontes de energia renováveis – tudo o que você precisa saber!, viu também