Economia Circular: Entenda o que é e quais são as suas características

Economia Circular: Entenda o que é e quais são as suas características

A economia circular é um termo utilizado por muitas indústrias que visam um melhor desenvolvimento econômico vinculado com o uso consciente de recursos naturais.

Mas, para que este conceito seja colocado em prática de maneira correta, é necessário um planejamento e a adoção de novos modelos de negócio dentro do setor industrial, priorizando sempre os insumos recicláveis, renováveis e de maior durabilidade.

Para entender melhor o que significa economia circular, continue lendo a seguir e veja como esta forma de pensamento pode ser benéfica dentro de uma indústria.

O que é economia circular?

Economia circular é um conceito muito citado no mundo industrial, principalmente por estar diretamente associado ao desenvolvimento econômico aliado ao uso dos recursos naturais de maneira inteligente.

Isto acontece por meio dos modelos inovadores de negócios e da melhoria dos processos de trabalho dentro de uma empresa, dependendo cada vez menos das matérias primas virgens e, com isto, priorizando os insumos considerados mais sustentáveis.

Este conceito se baseia em reinventar a maneira com que os produtos são produzidos e comercializados, a fim de garantir que os recursos naturais possam ser recuperados mais rapidamente.

Ou seja, é uma forma de aperfeiçoar todo o sistema econômico usado atualmente dentro das indústrias, com o objetivo de utilizar os insumos naturais de maneira mais consciente, respeitando o aspecto ecológico.

É uma maneira de preservar o meio ambiente, buscando novos meios de produzir sem que os recursos naturais se esgotem, e aumentando ainda mais a qualidade de vida humana.

Portanto, para entender melhor o que significa economia circular, basta analisar a definição dada pela “ISO – Organização Internacional de Normalização”, onde este conceito é apresentado como um sistema econômico que faz uso de um tipo de abordagem alternativa dos recursos utilizados em indústrias, visando a sua regeneração.

Saiba mais sobre: Como os plásticos podem ser reciclados

Entenda quais são as principais e mais importantes características da economia circular

Como vimos, a economia circular é um novo conceito de trabalho dentro das indústrias, onde a reutilização dos recursos naturais é tida como prioridade.

E, por isto, atualmente a economia circular tem ultrapassado o foco de toda a gestão que é realizada dos resíduos de uma indústria e de sua reciclagem, passando a atuar em um campo mais amplo.

Neste sentido, os processos industriais foram sendo remanejados e um novo modelo de negócio passou a surgir, para aumentar ainda mais a otimização do uso consciente destes recursos naturais.

E, por isto, este sistema conta com algumas características principais, sendo elas:

  • Aumento da reutilização dos recursos naturais utilizados por indústrias;
  • Redução da extração de matéria prima virgem;
  • Melhor preparo das indústrias para desenvolver o processo de reutilização e do uso destes diferentes produtos.

Saiba quais são os benefícios de adotar uma economia circular dentro de uma empresa

O grande objetivo da economia circular é aumentar o uso de meios para renovação dos materiais, buscando seu reaproveitamento de maneira cíclica.

Dessa forma, todos os recursos naturais utilizados são valorizados nas diferentes etapas de seu preparo, minimizando a sua extração e ampliando as possibilidades de seu uso.

E, por isto, a economia circular tem sido considerada um dos melhores métodos para recuperar o meio ambiente, reduzindo seus danos e evitando que males como a poluição e o aquecimento global aumentem ainda mais.

As empresas que adotam este sistema em seu funcionamento se mostram muito conscientes e comprometidas com o meio ambiente, valorizando todos os recursos naturais.

Esta é uma maneira de compreender a importância da preservação e do cuidado para com a saúde de todos os seres vivos, trazendo consequências positivas para o crescimento populacional e econômico.

Conheça a Eletrothermo e veja como colocar em prática a economia circular em sua empresa

A economia circular tem se feito presente em diversas empresas que atuam com responsabilidade, desenvolvendo seu trabalho de maneira consciente, sem agredir o meio ambiente.

Mas, para que isto seja possível, é preciso reformular a maneira de trabalho e todos os processos de linha de produção, identificando onde as mudanças podem ser aplicadas.

E, por isto, as indústrias podem contar com o equipamento e atendimento oferecidos por nós, da Eletrothermo. Somos uma empresa que conta com melhores recursos tecnológicos.

Estamos sempre em busca de investir em estudos dentro do setor tecnológico, a fim de aumentar o desempenho das indústrias, e reduzir os impactos ambientais e, por consequência, seus gastos.

Portanto, para aplicar a economia circular em sua indústria e contar com os benefícios que este conceito envolve, não deixe de conhecer tudo o que podemos lhe oferecer para aprimorar o seu maquinário e auxiliar no processo de reaproveitamento de recursos naturais utilizados dentro de sua linha de produção.

Gostou do novo #NewsEletrothermo? Então compartilhe nosso blog e fique de olho nas próximas postagens!

chamar no WhatsApp
chamar no WhatsApp
Comercial Eletrothermo www.eletrothermo.com.br Online
Fale com a gente pelo WhatsApp
×